É uma corrida de bicicletas com mais de 4800 kms de distância e 50.000m de ganho de altitude acumulado, costa a costa dos EUA.
Teve início em 1982 e pode ser feita não só em estafetas de 2, 4 e 8 elementos como também a solo. Em 2023 celebra a 41ª edição e tem início dia 13 de Junho, em Oceanside, California.
É tida como a mais dura prova de ultra-ciclismo a nível mundial. Profissionais e amadores de todo o mundo fazem a qualificação e rumam à costa Oeste dos EUA para participar neste evento único.
Entre Oceanside, Califórnia e Annapolis, Maryland, a rota viaja de Oeste para Este e atravessa por exemplo o Monument Valley e as Grandes Planícies, mas também:
Quem faz a prova em equipa faz turnos de prova e de descanso, 24/7. Quem faz a solo tem que parar, mas apenas o mínimo possível, uma vez que quando estão a recuperar não há qualquer progresso.
Para além do desafio físico há inúmeros perigos durante o caminho: o natural desgaste humano, dos equipamentos e das viaturas, condições meteorológicas adversas e sobretudo a privação de sono.
É por isto que é absolutamente crítico o apoio de uma equipa, a Support Crew. Hidratação, nutrição, equipamento, cuidados médicos, condições de descanso, navegação, apoio psicológico. São obrigatórias 2 viaturas de apoio e dentro de cada uma revezam-se e faz-se a rotação das posições-chave:
Para além das posições nas viaturas e das competências comuns que estas implicam, há um conjunto de papéis mais especializados:
Planeamento e Operações
Nutrição e Rider Kit
Bike e equipamento
Desempenho e saúde
A ideia nasceu há uns anos ao ver um documentário oferecido pelo meu Pai. Na altura demasiado longe para sequer sonhar um dia ser tornada realidade. Pelo percurso desde então, é incontornável fazê-lo como uma homenagem a alguém que me ensinou a dar tudo e a ultrapassar limites.
Porque está lá para ser feito. Pelo desafio, pela dificuldade extrema.
Porque nunca houve uma bandeira Portuguesa a voar na divisão solo.
Porque vamos dar o nosso melhor por uma Causa que toca a todos.
Porque já estivemos ou conhecemos pessoas próximas que estiveram impossibilitados de viver a sua liberdade física e psicológica.
Porque queremos sair da zona de conforto, por nós, e sobretudo por quem quer e não pode.
Porque queremos aprender, alargar horizontes, testar os nossos limites e viver uma experiência inesquecível.
Porque a vida é demasiado curta para não tentar.
#lifestooshortnotto
Uma prova com estas características e num continente diferente implica um conjunto de recursos e logística pesados, que inclui:
É possível contribuir e participar nesta grande aventura individualmente através de uma Campanha de Crowdfunding
Todos os apoios são importantes para tornar possível esta participação.
É essencial a ajuda de todos e agradecemos desde já a divulgação para nos ajudar a cumprir este grande objetivo!
Para participar através de uma empresa ou negócio, entrar em contacto connosco.
Team Iron Pigeon pedala costa-a-costa nos Estados Unidos pelo IPO de Lisboa.
Cada metro conta !!!!
Faz um donativo e impacta positivamente a história de tratamento e recuperação de alguém.