Procurar
Close this search box.

décimo DIA DA RAAM

Dia animado com salsicha e apoio Português!

E se atravessares uma cidade no percurso da RAAM e surgir um miúdo vestido de galinha aos gritos, isso é?

É apoio!

Conta-nos a crew que neste início de dia, o João estava com uma grande pedalada e o dia corria ligeiro, como a paisagem organizada e repleta de jardins de Bloomington, uma cidade no estado do Indiana, onde fizeram o “check” na TS #39. Numa das ruas por onde passaram, estava uma família à espera de verem os ciclistas da RAAM passarem, para darem apoio e fazerem barulho, e foi aí que surgiu um dos filhos da família, com parte do cabelo rapado, o que restava penteado em crista e vestido com um género de insuflável de galinha!

Coisas que acontecem na RAAM!

 

Algo que não estão habituados a ver e que viram nesta cidade em abundância, foram muitas placas nos relvados das casas com ditos religiosos e com afirmações contra o aborto. E não era por acaso, Indiana foi o primeiro estado norte-americano a proibir o aborto em 2022, após a decisão do Supremo Tribunal de revogar o acórdão ‘Roe vs Wade’ de 1973.

Fazer esta travessia dos Estados Unidos da América de uma ponta à outra, já garantia um contacto com diferentes realidades, geográficas, culturais, sociais, religiosas. E essa era uma das vertentes interessantes da aventura, ainda que a crew não tivesse propriamente tempo para fazer turismo, mas nos momentos de paragem exista sempre o contacto com os locais e ao viajarem pelos diferentes estados, as paisagens estavam lá para serem apreciadas.

Por cá a RAAM é uma prova pouco falada, mas nos Estados Unidos é conhecida por muitos e as populações sabem que os ciclistas lá vão passar e juntam-se à beira da estrada para os apoiar. E nessa manhã lá estava um grupo de apoiantes a tocar chocalhos, a dar gritos de apoio e com a bandeira Portuguesa!!! Obrigada Portugueses pelo mundo!

Português que é Português, esteja onde estiver, vai sempre marcar presença com a sua espontaneidade e jeito para a folia e neste dia a crew do follow car estava particularmente inspirada e partilhou connosco, alguns truques que usaram para manter o rider motivado e bem acordado.

Na legião de seguidores houve muita gente a ver “o vídeo da salsicha” em replay, só para confirmarem que estavam mesmo a ver bem…! Sim, era verdade, a crew pendurou uma salsicha com a ajuda de um elástico extensor e de um tubo flutuador de piscina e estenderam-no à frente do João para ele pedalar mais e apanhar a salsicha! Tinha música com letra adaptada ao contexto e tudo! Que momento hilariante!

Posso assegurar ao escrever este sumário deste dia, que em Portugal alguns ciclistas conhecidos do nosso rider, já ensaiaram esta proeza numa das “voltinhas de fim de semana”! Boas práticas, são para se usar!

Quem chegou mais tarde e não viu este episódio digno de tik-tok, foi a media crew oficial da RAAM. A organização tem dois carros em movimento ao longo do percurso para entrevistar os riders e as crews e neste dia, encontraram os Portugueses em Batesville. Fizeram uma breve entrevista em andamento ao rider, filmaram e fotografaram o rider e a crew e o mundo inteiro pode vê-los e ouvi-los na página oficial do Facebook da RAAM.

A crew achou o João “fresco” e o João revelou um dos segredos da sua prova. Vale a pena recordar, aqui: “JOAO POMBINHO AND HIS ROCKSTAR CREW” e “JOAO POMBINHO – THE IRON PIGEON FLIES EAST”.

A animação do dia foi também técnica, foi preciso olear a corrente e numa das ocasiões até parar para a colocar, porque saltou enquanto o João pedalava. Na crew os skills variam, mas todos ajudam.

No carro follow existem 4 posições distintas e os elementos da crew rodam (no sentido dos ponteiros do relógio) num tempo acordado entre todos:

  1. Condutor – tem o máximo foco na condução, no trânsito à sua volta e nas técnicas de follow e leap frog
  2. Navegador – garante que é cumprida a rota através do mapa impresso, sistemas de navegação e avisos de alteração da RAAM QH via Discord. É também nesta posição que está a comunicação com o rider.
  3. Preparação de nutrição + equipamento – faz interações pela janela com ciclista, antecipa necessidades através do fuel log (registo de tudo o que o rider ingeriu com data/hora), que é atualizado por este elemento cada vez que é dado algum alimento ou suplemento ao ciclista.
  4. Descanso – quando existe este 4º elemento no carro, o objetivo é descansar, porque a posição que irá assumir de seguida será a de condutor.

Entraram pela noite a pedalar e depois de um dia tão animado ainda tiveram um miminho de mais apoiantes à beira da estrada a gritar por eles. Dão tanto ânimo aos riders e crews!

Com os hurras de apoio veio a chuva constante, o rider estava ensopado, cansado e começava “a marcar golos de cabeça”. Com a estrada molhada e o cansaço extremo, o risco aumenta, pelo que decidiram parar mais cedo do que o planeado e procurar um alojamento mais próximo, logo após passarem a TS# 42, Blanchester, no estado do Ohio.

Mais uma vez fizeram um shuttle, porque o alojamento estava 8Km de distância da linha do percurso, sempre informando a RAAM, como mandam as regras. Não é o ideal para ganhar tempo no percurso e nem era o plano para este dia que previa mais uns quilómetros pedalados, mas em provas desta dimensão nem sempre os planos se cumprem, é preciso adaptar e seguir em frente.

4.038 Km estão para trás. Já falta “pouco”! Força João! Força Equipa!

Share This post
LATEST ACTIVITIES
  • Micro-caldeira do coxo
    On Abril 30, 2024 18:31 went 1,90 km during 00:34:04 hours climbing 76,10 meters burning 208 calories.
  • Lunch Ride
    On Abril 29, 2024 12:02 during 00:09:44 hours burning 60 calories.
  • Afternoon Workout
    On Abril 27, 2024 14:42 during 00:09:31 hours
  • Afternoon Workout
    On Abril 26, 2024 17:54 during 00:08:57 hours
  • Lunch Ride
    On Abril 26, 2024 11:16 during 00:11:00 hours burning 158 calories.