Motor aos copos e lá vou eu, num curto estado de graça que durou 2 rotundas: seatbag mal colocado, carga mal distribuída, e um pendurão enorme atrás do selim, a baloiçar de um lado para o outro e quase a tocar no pneu.Esvaziar o saco, reequilibrar e 5 minutos depois novo arranque, desta vez em definitivo.
Claro que houve items a mais na lista inicial e mesmo assim fui carregado que nem uma besta.
Está bom de ver, este foi o meu primeiro ensaio de algo parecido com bikepacking. Li o que pude e, algumas visitas à Decathlon e algumas encomendas online depois sentia-me pronto para o que desse e viesse, com o custo de sensivelmente 9 kg a mais. Praticamente o dobro do peso que puxo normalmente (excluindo a barriga).
Ala que se faz tarde, e comecei passagem na ponte sobre a A33, logo depois do Fórum Montijo. O set-up da carga corria bem, sentia o peso do saco no selim, em particular quando me punha de pé, mas fui-me habituando a compensar.
Uma primeira paragem numa bomba de gasolina para encher os bidons e cheguei ao cruzamento com a N10 em Pegões. Recordo-me de ter passado aqui (hei-de colocar o link) e pensado quando faria o cruzamento na perpendicular. Hoje foi o dia.
Kilómetros sem grande história até Vendas Novas, a acompanhar em certos trechos a linha de combóio e nova paragem nas famosas bifanas – desta vez apenas para uma cola e com a promessa de voltar daí a 2 dias.
O Sol começava a descer e dei conta que perdi a luz traseira. A solução foi adaptar o frontal para o mesmo fim, colocando-o à volta do capacete virado para trás e em modo sinalização.
Estremoz. Indescritível o pôr-do-Sol, quer em termos de ambiente, cheiro e cores. Não dá para descrever. Vão lá se puderem.
A noite caiu perto de Borba e a paisagem aquecida era varrida por insectos e um bafo que arrefecia lentamente.
Partida em direção à fronteira, com uma enorme descida e ciclovia bem iluminada, a lembrar-me das histórias do meu Avô Zé sobre contrabandistas transfronteiriços, ele que era Guarda Fiscal.
A certa altura a sinalização passou a indicar via reservada e um carro passou por mim a avisar que estava na tira de alcatrão errada.
Este ponto acaba por ditar o fim formal da N4, pelo que após uma inversão de marcha entrei por uma estrada paralela sem iluminação que acompanhava a auto-estrada.
Em pouco tempo a dita estrada retorceu-se e entrava no Bairro da Guarda Fiscal, um antigo posto transfronteiriço atualmente abandonado.
Dispensei a tarp tent, uma maneira compacta e fancy de dizer lona com um conjunto de apoios que serve para proteger da chuva, vento e humidade direta.
O jantar? Trouxe 3 refeições “de montanha” da Decathlon: água a ferver, fecha-se o zip e 5 minutos depois está pronto. Soube-me pela vida!
Acordei por volta das 7 e meia, ao som dos passarinhos e com o sol a iluminar lentamente o cenário. A minha boa disposição apenas era batida pela profundidade das olheiras! Arrumei a trouxa e pouco depois das 8 e meia segui caminho.
À saída de Elvas fui encontrando companheiros de estrada e durante alguns 15 km dei autenticamente boleia ao clube de ciclismo de Badajoz, a sentir as pernas surpreendentemente frescas tendo em conta o amasso da véspera. Para desalento audível de alguns (não percebi se porque lhes convinha ou porque me queriam fazer a folha…), a certa altura cortei em direção a Juromenha, terra onde o meu Pai nasceu, à beira do Guadiana.
Primeiro no Largo da Guarda, a percorrer as casas tentando perceber alguma relação, depois pelas ruas de pedra, fui descobrindo o lugar.
Depois de uma curta volta de reconhecimento, demorei-me na Fortaleza.
Eu nasci no Alentejo
À beira do Guadiana
Dá-me orgulho quando vejo
A paisagem Alentejana
Café no bucho e segui caminho. Alguns kilómetros de estradas ondulantes acabaram numa subida junto a uma bomba de gasolina, onde entrou mais uma cola e um pacote de batatas fritas de presunto, que o sal do suor não aparece do nada e parece que ajuda com as cãibras.
Depois de contornar o Alandroal cheguei à bonita alameda de Vila Viçosa já com o Sol a estalar.
https://www.strava.com/activities/1886278937/embed/80bad4ad0ab3d2169b4910744b426dcef53648cb
https://www.strava.com/activities/1887263839/embed/9f638fb6d6f90706866556a5e5e178e05a7b1c3d