New BB + Crankset + Rings

Depois de uma (grande) ponta de sorte em conseguir acabar o NorthCape 4000 com um dos crenques no limite,  chegou a altura de fazer alguma coisa sobre isso.

A reação natural seria trocar por um crenque equivalente, mas o facto de o FACT já ter mais de 10 anos não ajudou. Para além disso, via-me sistematicamente limitado em resolver alguns dos problemas devido à especificidade do standard OSBB (oversize bottom bracket) da Specialized para o qual o quadro da Roubaix está preparado e comecei a procurar soluções para adaptar para o muito mais disponível BB30 da Shimano (24mm).

Há muitas marcas a criar soluções para isto (Wheels MFG, C-Bear), sendo que por vários fatores incluíndo preço e disponibilidade acabei por escolher a da Praxis. Gostei particularmente da solução de expansão e, após ler algumas reviews, puxei o gatilho.

Assim que chegou, dei uma rápida limpadela na nova casa da bottom bracket e mãos à obra.

Importante: o composto a utilizar na montagem é um anti-seize (aquele bronze que se vê nas imagens) e não uma massa lubrificante. Isto impede que as peças fiquem coladas, mas sem a redução de atrito que o lubrificante – que é feito para possibilitar a mobilidade. Cuidado também para respeitar as zonas de aplicação durante a montagem.

O sistema de aperto funcionou aparentemente bem e agora o tempo será o melhor juíz. O conjunto acabou por ficar OK e, com uns Ultegra e a oval da AB que me ajuda bastante com o joelho, pronto para mais uns bons kms e eu com aquele sorriso na cara de crankset novo 😉

Latest from

INSTAGRAM

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.